Não lute mais sozinho(a), junte-se a nós. Somos uma instituição que existe desde 1975 e acreditamos em você!O tratamento é gratuito. Venha nos conhecer. Nós do Desafio Jovem do Ceará existimos para informar a você, usuário ou familiar de um dependente químico, que uma vida sem droga é possível e que a dependência química tem tratamento. Aqui oferecemos os serviços de Assitência Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação e Orientação Espiritual para tentar traçar, em conjunção com a família, um caminho para novos destinos.




No DJC-SM, funciona, todas as quintas feiras, de 9 as 11 e meia, uma sala de NAR ANON. Todos os familiares de dependentes químicos, que desejarem, podem participar.

Friday, November 22, 2013

A Educação no Desafio Jovem do Ceará – Dr. Silas Munguba

Tudo começou com o pensamento do Dr. Silas Munguba, fundador desta instituição, de tratar as pessoas que aqui procuram ajuda, de forma plena, a fim de transformá-los em verdadeiros cidadãos.
Por volta do ano de 2000, o então coordenador do Núcleo Residencial, Prof. Alberto Plutarcho, em conversa informal com uma funcionária da SEDUC, Prof.  Neivinha, concretizou o sonho de Dr. Silas, que assinou convênio com a Secretaria de Educação, implantando assim, o Setor Cognitivo com a educação de jovens e adultos, dentro de uma Comunidade Terapêutica, fato este pioneiro no Ceará.
Até hoje o “Supletivo”, como é chamado o Setor Cognitivo, funciona facilitando a retomada dos estudos, desenvolvendo a parte cognitiva, ajudando na ressocialização e revitalizando os recuperandos adequadamente para o mundo do trabalho, além de prepará-los para a continuidade de seus estudos fora do ambiente terapêutico.
A equipe, atualmente, é formada por três professores, que atua tanto no ensino fundamental quanto no médio, certificando através do Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Moreira Campos.
Nesta jornada, cheia de histórias alegre e tristes podemos destacar alguns casos:
- Em 2001, um recuperando que havia perdido tudo na vida, inclusive a vontade de viver, viu no supletivo a esperança de mudança total de sua vida. Começou revisando o ensino fundamental, se entusiasmou a ponto de concluir o ensino médio e foi além, pois prestou vestibular, passou e hoje é um advogado.
- Em meados de 2005, outro recuperando  vivia falando que “papagaio velho não aprende a falar”, pois já tinha completado 30 anos e não tinha mais “cabeça” para estudar. Resolveu ficar somente na laborterapia enquanto os outros residentes iam para a aula. Sempre ficava passando ao lado do local das aulas e respondia as perguntas que os professores faziam aos outros alunos.Um dia resolveu estudar e na época foi um dos melhores alunos.
- Houve também momentos tristes, como um recuperando que fingia estudar, mas faltava muito. O interesse maior dele era adquirir a Identidade Estudantil. Passou vários anos conosco até que resolvemos não mais renovar sua carteira. Nunca mais ele retornou.
- Outro caso foi o de um recuperando que após ter desistido do programa residencial, permaneceu no programa externo e no Supletivo. Certo dia chegou à Instituição chorando muito, desesperado, contando para as duas professoras que estavam na sala que tinha sido assaltado, que tinha perdido tudo: roupas, cd`s, móveis, dinheiro, etc. e implorando ajuda. Elas, prontamente, acreditando no seu infortúnio, ajudaram e liberaram inclusive sua identidade estudantil. Muito agradecido pelo ato generoso as professoras, saiu dizendo que voltaria no dia seguinte para fazer uma prova. Até hoje as professoras estão esperando!
São tantas histórias que daria para escrever um livro.

Temos certeza que o nosso trabalho produz grandes e preciosos frutos.

No comments:

Post a Comment